História da França

Em guerra com a Alemanha nazista desde setembro de 1939, o exército francês foi incapaz de lidar com a ofensiva relâmpago dos tanques inimigos a partir de 10 de maio de 1940. O Coronel de Gaulle, que há vários anos vinha tentando conscientizar os militares e políticos da necessidade de modernizar o exército (utilizando a força aérea e os tanques), destacou-se à frente da 4ª Divisão de Navios de Batalha, notadamente por conter os alemães em Abbeville (27-30 de maio de 1940).

Aos 49 anos de idade, Charles de Gaulle, que havia acabado de ser nomeado brigadeiro-general temporário, juntou-se ao governo presidido por Paul Reynaud em 5 de junho, como subsecretário de Estado para a defesa nacional e a guerra.

 

As tropas alemãs que marcharam por Paris em 14 de junho. O governo francês se mudou para Bordeaux e o General de Gaulle foi enviado em missão a Londres em 16 de junho para pedir ao primeiro-ministro britânico reforços aéreos e marítimos. Enquanto Winston Churchill aceitou o princípio de uma união franco-britânica, no seu retorno a Bordeaux, De Gaulle soube da renúncia do Presidente do Conselho, Paul Reynaud, que foi substituído pelo Marechal Pétain.

O “vencedor do Verdun”, que era muito popular entre os franceses, estava prestes a negociar as condições de um armistício com a Alemanha. Recusando-se a derrota, De Gaulle voltou a Londres no dia 17 de junho para continuar a luta.

O Chamado

Graças ao apoio de Winston Churchill, o General de Gaulle falou na rádio britânica, a BBC. Na noite de 18 de junho, ele lançou um apelo para continuar a luta, que agora é considerada o ato fundador da França Livre. Este primeiro “chamado” teve uma pequena audiência na França metropolitana e poucos jornais transcreveram as palavras de um general cujo rosto permanecia desconhecido do público.

O General de Gaulle repetiu seu “chamado” várias vezes em junho de 1940 e, com o apoio dos britânicos, criou uma organização de resistência externa, A França Livre. Desde o verão de 1940, milhares de voluntários se juntaram às fileiras das Forças Livres Francesas, que continuaram a luta contra o nazismo ao lado dos Aliados.